top of page

Auto estima saudável

Atualizado: 27 de jul. de 2022



O psicólogo Nathaniel Branden aprofundou seu conhecimento no conceito da auto estima e ele discorre que de todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos e que a auto-estima positiva é importantíssimo para uma vida satisfatória.

O autor também relata que a auto estima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal, portanto, a auto-estima é a soma da autoconfiança com o auto-respeito. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender e dominar os problemas) e o direito de ser feliz (respeitar e defender os próprios interesses e necessidades).

Sendo assim, questione as crenças acerca de si mesmo(a): não sou inteligente, nem interessante, nem bonita(o), sou incapaz... há evidências disso?

Aprecie suas conquistas, por mais simples que elas sejam, valorize cada passo em prol do seu desenvolvimento.

Saiba que nem todos vão gostar de você, e está tudo bem, as pessoas não são obrigadas a gostarem de nós.

Busque o auto conhecimento, desenvolvendo a consciência daquilo que você gosta e do que não gosta, do que te faz bem e do que não faz, dos seus objetivos. Tenha mais autonomia para lidar com as suas próprias questões.


Psicóloga Andréia Medina


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page