top of page

Relacionamentos líquidos

Ter um relacionamento saudável requer esforço e trabalho. Ficar juntos exige mais do que sentimentos românticos, é uma decisão diária, e isso implica em alguns momentos a ter que discutir alguns assuntos delicados.


Muitos relacionamentos acabam não por incompatibilidade, mas porque o casal não conseguiu descobrir como fazer aquele relacionamento funcionar.


Nessa era consumista, as pessoas não estão acostumadas a consertar nada, se alguma coisa não funciona é fácil descartar e comprar um novo, portanto, se algo não me agrada ou não serve mais como eu gostaria, eu descarto, nesse sentido amizades são descartáveis e relacionamentos também.


O sociólogo polonês Zygmunt Bauman já dizia que na sociedade contemporânea, emergem o individualismo, a fluidez e a efemeridade das relações.


O tempo todo somos bombardeados com anúncios de propagandas dizendo pra consumirmos isso ou aquilo e assim alcançarmos bem estar e felicidade, ou seja, ser feliz sempre está relacionado aquilo que não temos.


Há um incentivo em acreditarmos que a felicidade está pautada em coisas e que podemos adquiri-la com o mínimo esforço possível, sem se dedicar e trabalhar para conquistar algo.

No entanto, para se construir um relacionamento sólido, é preciso cavar alicerces profundos e isso requer tempo e pode produzir muito estresse, pois, provavelmente será necessário desenvolver novas habilidades, melhorar a comunicação, ter novas iniciativas, usar criatividade, exercer o perdão entre outros.


Sendo assim, é relevante entrar em contato conosco, nos aprofundarmos para dentro de nós, deixar a superficialidade, pois essa sociedade liquida leva a nossa atenção somente para fora, para o externo, portanto, é relevante rever o que de fato é valoroso para si, o que realmente vale a pena ou não, em muitos casos não paramos para refletir e apenas seguimos conforme o fluxo da maioria.


Psic. Andréia Medina - CRP 08/24073



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page