Segundo Carducci (2002), timidez é o desconforto e as inibições de comportamento que ocorrem na presença de outras pessoas. Formas mais fortes de timidez são geralmente referidas como ansiedade social ou fobia social.
Qual a diferença entre timidez e introversão?
As pessoas com personalidade introvertida não são necessariamente tímidas, elas possuem habilidade social e autoestima necessárias para terem êxito na interaçãom com outras pessoas, mas simplesmente preferem ficar sozinhas.
A ansiedade sobre o desempenho, a inibição e os pensamentos de derrota tão comuns nas pessoas tímidas, não ocorrem com os introvertidos.
O que causa a timidez?
Não existe apenas uma causa, mas várias, vamos lá classificar algumas delas:
Temperamento (isso é genético);
Tratamento severo de professores ou colegas de classe;
Pais superprotetores;
Dificuldade de se adaptar;
Aparência física;
Mudanças de vida (divórcio, novo emprego);
Algumas pessoas são mais sensíveis sobre o seu comportamento e se constrangem com mais facilidade.
Superando a timidez
Você pode superar a timidez no seu próprio ritmo.
Ao mudar seu comportamento, seus pensamentos e suas emoções também mudarão.
A mudança deve ser gradual, com pequenos passos.
Aceite-se do jeito que você é;
Saia da zona de conforto. Por ex: em vez de ler um livro em casa, leia em um café; vá ao cinema, ao invés de assistir filmes só em casa;
Quando estiver em contato com uma pessoa, comece interagir com pequenas conversas;
Cumprimente as pessoas;
Elogie-se por cada atitude sua de enfrentamento de situações desconfortáveis;
Pratique um esporte coletivo.
· Apesar da dor que causa, a inibição que a timidez causa tem aspectos positivos, ou seja, as pessoas tímidas parecem estar extremamente ligadas ao seus erros e efeitos do seu comportamento e de suas palavras.
· Agora, considere o que acontece quando as pessoas são insensíveis a esses pontos: elas ofendem os outros, dominam as conversas e revelam coisa demais sobre suas vidas pessoais.
A timidez também tem seu valor
As pessoas tímidas muitas vezes são ouvintes talentosos e se conseguem superar as pressões que elas mesmas criam para dar respostas, são ótimas de se conversar, pois podem estar verdadeiramente prestando atenção na conversa.
Portanto, um pouco de timidez pode ser benéfico para você e para a sociedade. Mas, o excesso dela não beneficia ninguém.
Referência:
CARDUCCI, Bernardo J. Timidez: Um guia prático para superar seus medos e conquistar o controle da sua vida. São Paulo: Alegro, 2002.
Comments