O que é casamento pra você?
Casamento diz respeito a duas pessoas que resolvem viver juntas. Nessa união cada um traz consigo uma mala (metáfora: bagagem pessoal) e dentro de cada uma delas há sua própria história, sua personalidade, seus pontos de vista, seus valores e prioridades.
Nesse sentido, há um choque grande, pois, o casal vai ter que conciliar e ajustar essas vivências individuais agora em uma vida a dois. Isso requer muita disposição, vontade e decisão de que mesmo diante dos desafios haja a vontade de permanecer juntos.
Pois, quando se decide construir uma vida a dois, não há mais espaço pra desejar que as coisas aconteçam somente do “meu” jeito, da “minha maneira”, que prevaleça a “minha” opinião e que se estabeleçam somente os “meus” interesses e a “minha” vontade. Não estou falando sobre a perda da individualidade, mas, é preciso compreender que não se está mais vivendo sozinho e assim se torna essencial deixar o egoísmo de lado e buscar acordos sobre esses pontos de vista diferentes.
Caso contrário, se um dos parceiros está firme em fazer tudo do seu próprio jeito, e ainda quer mudar o outro pra que este pense igual a ele, o resultado é brigas (farpas pra todos os lados), gerando um profundo desgaste na relação, prejudicando demais a intimidade do casal.
Vamos compreender que desentendimentos e conflitos podem destruir uma relação, mas, também pode levar ao crescimento, desde que o casal esteja preparado pra enfrentarem juntos. E assim ambos precisam estar dispostos a realizar as mudanças que forem necessárias para a busca do equilíbrio nessa relação.
* Andréia Medina: Apaixonada pela profissão, empática e sensível. Ama ler. Além de psicóloga, é esposa do Toninho e mãe da Laís. CRP 08/24073
Kommentare