Você é uma pessoa autêntica?
- Andréia Medina
- 6 de ago.
- 1 min de leitura
Autenticidade está relacionado a muitos fatores, porém, o primordial é conhecer e acreditar em nossos próprios sentimentos, motivações, preferências e habilidade.

É um processo de se auto reconhecer e esse processo inicia-se na infância, quando somos capazes de nos ver como seres independentes, com vontade própria, mesmo que não haja uma plena consciência disso.
Autenticidade está associada à atitudes e requer que possamos agir em congruência com nossos próprios valores e vontades, mesmo sob o risco de não ser aceito pelo outro, ou seja, de sermos rejeitados.
Em uma sociedade onde há tantos padrões estabelecidos em como se deve ser (na aparência física: corpo e vestimentas) ou como se comportar; ser autêntico não é algo simples a ser conquistado, no entanto, é mais benéfico para a saúde mental e emocional, pois a pessoa se sente muito mais realizada consigo na medida em que sua individualidade é reconhecida e vivida.
Autenticidade vem acompanhada da espontaneidade, diferente da impulsividade. Ser autêntico é vivenciar suas convicções, respeitando as alheias. Buscar autenticidade é reconhecer e aceitar a sua singularidade, sua originalidade e o seu próprio tempero. Isso é possível através de processos de introspecção, reflexão e de auto conhecimento.
Comentários