top of page

Estou namorando, posso fazer terapia de casal?



A Terapia de Casal trabalha com qualquer tipo de casal, seja ele casado ou não, portanto, a terapia de casal funciona também para namorados.

Pode soar estranho namorados buscarem terapia considerando o namoro como uma fase de euforia onde tudo é novo e estar sendo descoberto.

No entanto, por estares se conhecendo, surgem muitos desencontros de ideias, de opinião, de vontades e assim surgem os conflitos.

Portanto, a terapia auxilia esses casais a refletirem sobre suas diferenças e a buscarem caminhos de diálogo e conciliação para que tenham um relacionamento harmônico e saudável.

Como também proporciona a possibilidade de perceberem se o relacionamento já está condenado e assim compreenderem que a melhor decisão é a separação. Segundo Feres-Carneiro (1994)[1] “o compromisso da terapia é com a promoção da saúde emocional dos membros do casal e não com a manutenção ou a ruptura do casamento” ou do relacionamento se ainda não estão casados.

De qualquer maneira a terapia possibilita reflexões para que esse casal encontre o melhor caminho de bem estar para ambos. Coelho (2006)[2] descreve que:


“O casal que passa pela terapia conjugal poderá desenvolver empatia com o sofrimento do outro, evitando, assim, a culpabilização, a defensividade, permitindo que haja uma reorganização dos sentimentos, e isso favorece uma melhor comunicação e compreensão entre os cônjuges”.


[1] FERES-CARNEIRO, Terezinha. Diferentes abordagens em terapia de casal: uma articulação possível?. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 2, n. 2, p. 53-63, ago. 1994 . [2] COELHO, V. M. COMO A PSICOLOGIA SISTÊMICA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO TERAPÊUTICO DE CASAIS EM CONFLITO. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 1, n. 1, p. 86 - 104, 30 nov. 2016.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escrito por Andréia Medina

Graduada Administração de Empresas pela UEM e em Psicologia pela Unicesumar e pós-graduada em Terapia de Casal e Família pelo Instituto da Família (2022).

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page