top of page

Em busca de sentido


No livro “Em busca de Sentido” de Viktor Frankl, é possível levantar imensas reflexões, vou resumir as quais considerei mais importante sob o meu ponto de vista.


O autor discorre que entre as coisas que parecem tirar o sentido da vida humana, estão não apenas o sofrimento, mas, também a morte.


Nossas potencialidades ficam resguardadas diante da transitoriedade e a pessoa precisa decidir para o bem ou para o mal, qual será o monumento de sua existência.


Para Frankl, o amor é a única maneira de captar outro ser humano no íntimo da sua personalidade, pois, ninguém consegue ter consciência plena da essência última do outro ser humano sem amá-lo. Nesse sentido, a pessoa que ama capacita a pessoa amada a realizar suas potencialidades.


Ele também narra que a busca do indivíduo por um sentido é a motivação primária em sua vida e esse sentido é exclusivo e específico, podendo ser cumprido somente por aquela pessoa. Precisamos de algo em função do qual viver, é necessário um propósito e sentido para a vida.


Como descobrimos o sentido da vida? Há três maneiras de descobrir o sentido:

1ª) Seria criando um trabalho ou praticando um ato;

2ª) Encontrando alguém ou experimentando algo, como a bondade, a verdade e a beleza – experimentando a natureza e a cultura e

3ª) Pela atitude que tomamos em relação ao sofrimento.


De acordo com Frankl, o significado do momento implica em que o ser humano é único, passa por momentos e que cada momento lhe oferece oportunidade para expor suas potencialidades as quais transformam a realidade.


A principal preocupação do ser humano não é buscar o prazer ou evitar a dor, mas encontrar sentido em sua vida. Ele menciona que o sentido pode ser encontrado no sofrimento, nas situações difíceis e que é possível enfrentar o sofrimento com bravura e dignidade. O supra sentido excede e ultrapassa a capacidade intelectual finita do ser humano, em suportar a incapacidade de compreender racionalmente que a vida tem um sentido incondicional.


Referência


FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2014

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page